Lugar de saída

“Estas são as jornadas dos filhos de Israel, que saíram da terra do Egito, segundo os seus exércitos, sob a direção de Moisés e Arão. E escreveu Moisés as suas saídas, segundo as suas jornadas, conforme ao mandado do Senhor; e estas são as suas jornadas, segundo as suas saídas.” (Números 33: 1- 2)

Deus deu uma ordem a Moisés, para registrar o capitulo 33, e isto tem haver com os pontos de partida, não os locais de chegada, não o meio da jornada, mas os pontos de partidas, pois cada lugar de partida é importante para o Senhor. Quero colocar ênfase onde Deus coloca ênfase. “Hoje” é o seu local de partida para sua família, para sua casa, para seus filhos, para seus negócios, para sua igreja, para seu ministério. Deus vai fazer algo novo agora. Ele vai trazer provisão à medida que você obedece; e quando você avança, cada lugar de partida é iniciado por Deus. Nosso Senhor levou seu povo por 40 anos no deserto e cada vez que Ele os movia, se tornava um local de partida. Depois que o Senhor libertou o povo do Egito, eles cruzaram o mar vermelho, e Deus triunfou gloriosamente sobre seus inimigos. Este é o Senhor que está aqui, que aparece na sua casa de oração, é a mesma rocha que cura, YEWH Rafá, o Senhor que cura. O Senhor diz: se você obedecer a minha voz, você me conhecerá como o Deus que sara. 

Mas vamos olhar pra esta história um momento, eles acabaram de ver faraó e seu exército sendo destruído no mar vermelho, eles cantaram uma grande canção de vitória, e Deus ainda quer fazer muito mais. Toda vez que você achar que chegou ao final, Deus move esta linha de chegada para que você entenda que tem mais para experimentar. Então eles andaram por três dias e chegaram a um lugar de águas, e estas águas eram amargas, não podiam beber mesmo estando sedentos. Provavelmente muitos deles correram em direção quando viram as águas e provaram as águas, mas era impossível engolir; e começaram a reclamar para Moisés. Existem coisas que você não deve beber, mesmo no meio de um deserto, existem algumas coisas que você deve experimentar, e no deserto você vai experimentar muitas coisas, mas Deus é Aquele que pode mudar estas experiências. Quando Moisés ouviu o clamor do povo foi a Deus. Provavelmente muitas pessoas com sede e frustradas passaram por aquele lago de águas amargas e disseram o “que nós vamos beber?” Provavelmente cansados de sua jornada, devem ter sentados naquela árvore, não sabendo que aquela árvore era a resposta para transformar águas amargas em águas boas.

Eu estou aqui pra te dizer que quando você experimentar algo amargo na sua vida, fique pronto, porque Deus vai te revelar um outro ingrediente, algo pra você adicionar na sua jornada. O Senhor quer tirar a dor, remover a amargura. Para Moisés era aquela árvore, e tudo que Deus fez foi olhar para aquela árvore, e Moisés foi capaz de discernir que aquilo era a resposta, todos olhavam apenas para uma árvore morta, mas Moisés viu através dos olhos de Deus, e aquilo que antes era amargo, aquilo que eles não poderiam suportar, se transformou na água que os fortaleceu para a jornada. Todas as preocupações do passado e experiências amargas que experimentadas vão se tornar, deste dia em diante, em águas doces que trarão refresco e força para seguir sua jornada. Agora quero te levar para um outro local; era um outro local de saída onde não havia água.

095c7905b5c28473ce4803e076efc153

No meio de problema e no meio da reclamações do povo, Deus diz a Moisés: EU quero que você pegue a vara que você usou no lago, EU quero que você vá até a rocha (a Rocha representa Jesus), e EU quero que você bata com a vara na rocha, e EU vou prover água para todos. Então, Moisés levou os anciãos e as autoridades com ele, e eles ficaram em pé diante da rocha. Enquanto todos ali reclamavam no meio da confusão, Moisés obedeceu a Deus tomando aquela vara, que representava a autoridade de Deus, e bateu na rocha que explodiu em água, e água em abundância. Outro milagre aconteceu.

Porque na jornada todos temos que aprender a usar a autoridade que Deus nos entregou. Você usa o que Deus te providenciou? O que Deus colocou em sua vida que representa Sua autoridade divina? O dom da música? O dom da cura? O dom da palavra? Então esta é a sua vara! Você precisa usar o que Deus te deu ou o que Ele colocou em você. A força, o dom, a autoridade de Deus colocada em suas mãos. Deus quer ensinar a Sua igreja a usar a autoridade. A primeira parte da jornada foi jogar a vara nas águas, agora é pegá-la e bater na rocha para o milagre acontecer.

Deus dá instruções específicas.  Agora Ele diz a Moisés para não usar da força, mas da palavras. Deus leva todo o povo para ter um novo nível de crescimento, mas de fé. Ele nos leva ao lugar onde a fé será edificada. E, se você obedecer Seus mandamentos e direções, saberá o que dizer. Deus está pronto para manifestar Sua glória! Fale para que aconteçam milagres! Profetize! Creia! Viva a Palavra de Deus!

“E dali partiram e alojaram-se no lado de Arnom, que está no deserto e sai dos termos dos amorreus; porque Arnom é o termo de Moabe, entre Moabe e os amorreus. Por isso se diz no livro das guerras do Senhor: O que fiz no Mar Vermelho e nos ribeiros de Arnom, e à corrente dos ribeiros, que descendo para a situação de Ar, se encosta aos termos de Moabe. E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água. Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele: Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões; e do deserto partiram para Mataná;” (Números 21:13-18)

Mataná significa presente de Deus! Cada estágio da sua jornada tem uma estratégia de Deus pra você. Ele não te chamou pra fazer as coisas que você fazia no passado, nem da mesma forma!

Abraços,

Pr. Paulo Andrade